escola

Segurança na Internet  - eSafety

O que é a eSafety?

A eSafety designa as considerações que se devem ter em conta quando se trabalha na internet.

O eSafety Label (selo de Segurança digital), corresponde a uma iniciativa "European Schoolnet", que se caracteriza por ser um serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, cujo objetivo diz respeito à promoção de um acesso seguro às tecnologias digitais como parte do ensino e da própria aprendizagem

Trabalho desenvolvido no Agrupamento no âmbito da utilização segura da Internet

Ano letivo 2021/2022
  • Participação na Campanha SeguraNet - Mês da Cibersegurança nas Escolas
  • Dinamização da disciplina "Segurança, responsabilidade e respeito na internet" na plataforma Edmodo da escola

o nMês Europeu da Cibersegurança

A nona edição do Mês Europeu da Cibersegurança (https://ec.europa.eu/portugal/events/cybersecurity-month_pt ) , cujo lema é este ano “pense antes de clicar”, comemora-se durante o mês de outubro. Esta iniciativa, que visa sensibilizar os cidadãos para as questões relacionadas com a segurança na Internet e no ciberespaço, envolve diversas entidades europeias.

As escolas portuguesas vão durante os meses de outubro e novembro conceber e desenvolver atividades que sensibilizem a comunidade escolar para uma utilização segura da Internet. Para dar visibilidade às campanhas das escolas portuguesas, foi criado um espaço na web em https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2021/.

O Agrupamento encontra-se já registado neste espaço, com o mote “Online e em Segurança no AEEG”, estando previstas diversas atividades neste âmbito, que irão ser desenvolvidas durante os meses de outubro e novembro. Consulte a informação relativa ao nosso Agrupamento em: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2021/atividade/online-e-em-seguran%C3%A7a-no-aeeg

o  nDia Mundial de Combate ao Bullying

No dia 20 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying. No Agrupamento iremos assinalar esta data, que reflete uma questão de atualidade tão premente nos dias de hoje, através da divulgação de pequenos vídeos e da afixação de cartazes elaborados pelos alunos sobre esta temática.
Informações variadas sobre a problemática do bullying e do ciberbullying podem ser consultadas no site da Direção Geral de Educação em: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

Ano letivo 2020/2021
  • Participação nos desafios Seguranet 1º ciclo, 2.º e 3.º Ciclos
  • Participação na Campanha SeguraNet - Mês da Cibersegurança nas Escolas
  • Participação na Comemoração do "Dia da internet mais segura"
  • Dinamização do Placard "Cidadania digital e Segurança na Internet"

Recursos para alunos

Aceda aqui aos jogos da SeguraNet
Pré-escolar - Aceda aqui aos recursos da SeguraNet
1.º Ciclo - Aceda aqui aos recursos da SeguraNet
2.º e 3.º Ciclos - Aceda aqui aos recursos da SeguraNe

Cartazes - Dicas para te manteres seguro
Cartaz - Regras de etiqueta nas aulas online

Recursos para professores

Aceda aqui às "Orientações para a utilização de tecnologias de suporte ao ensino a distância" da Comissão Nacional de Proteção de Dados
Aceda aqui às recomendações de segurança na utilização da plataforma Zoom
Veja o cartaz da Seguranet com recomendações no uso de plataformas que permitem a comunicação Vídeo e Áudio

Recursos para pais e encarregados de educação

Manuais:
Guia para os pais que querem proteger os seus filho na internet

Cartazes:

Como monitorizar o tempo de televisão
Como prevenir o Cyberbullying
Como proteger o seu filho de predadores online
Como prevenir o visionamento de conteúdos inapropriados
Monitorize e encoraje o jogo seguro
Regras para proteger a pivacidade
Regras para uma utilização segura das redes sociais
Regras para uma utilização segura do Smartphone

Sites de interesse no âmbito da eSafety

SeguraNet (clique na imagem para aceder)
Site da responsabilidade da Direção-Geral da Educação que tem como missão promover a Cidadania digital e a Educação para os Media, promovendo uma utilização segura e crítica das tecnologias digitais.
Disponibiliza diversos recursos e atividades.

Centro internet segura
(clique na imagem para aceder)
O projeto Internet Segura é da responsabilidade de um consórcio coordenada pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Contribui para a promoção de uma utilização esclarecida e segurada internet junto dos estudantes do ensino básico e secundário..

Disponibiliza diversos recursos.

Escola sem bullying, Escola sem violência
(clique na imagem para aceder)