escola

esafety_label

Segurança na Internet  - eSafety

O que é a eSafety?

A eSafety designa as considerações que se devem ter em conta quando se trabalha na internet.

O eSafety Label (selo de Segurança digital), corresponde a uma iniciativa "European Schoolnet", que se caracteriza por ser um serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, cujo objetivo diz respeito à promoção de um acesso seguro às tecnologias digitais como parte do ensino e da própria aprendizagem

Conheça o trabalho desenvolvido no Agrupamento no âmbito da utilização segura da Internet

Publicações da Comissão Europeia - 2023   n

Para assinalar a 20.ª edição do Dia Internet Mais Segura, que visa capacitar as crianças e os jovens de todo o mundo   para  a utilização mais segura e responsável das tecnologias digitais, a veja aqui as publicações da Comissão Europeia.

Recursos para alunos

Aceda aqui aos jogos da SeguraNet
Pré-escolar - Aceda aqui aos recursos da SeguraNet
1.º Ciclo - Aceda aqui aos recursos da SeguraNet
2.º e 3.º Ciclos - Aceda aqui aos recursos da SeguraNet

Cartazes - Dicas para te manteres seguro
Cartaz - Regras de etiqueta nas aulas online

Recursos para professores

Aceda aqui às "Orientações para a utilização de tecnologias de suporte ao ensino a distância" da Comissão Nacional de Proteção de Dados
Aceda aqui às recomendações de segurança na utilização da plataforma Zoom
Veja o cartaz da SeguraNet com recomendações no uso de plataformas que permitem a comunicação Vídeo e Áudio

Recursos para pais e encarregados de educação

Manuais:
Guia para os pais que querem proteger os seus filho na internet

Cartazes:

Como monitorizar o tempo de televisão
Como prevenir o Cyberbullying
Como proteger o seu filho de predadores online
Como prevenir o visionamento de conteúdos inapropriados
Monitorize e encoraje o jogo seguro
Regras para proteger a pivacidade
Regras para uma utilização segura das redes sociais
Regras para uma utilização segura do Smartphone

Sites de interesse no âmbito da eSafety

SeguraNet (clique na imagem para aceder)
Site da responsabilidade da Direção-Geral da Educação que tem como missão promover a Cidadania digital e a Educação para os Media, promovendo uma utilização segura e crítica das tecnologias digitais.
Disponibiliza diversos recursos e atividades.

Centro internet segura
(clique na imagem para aceder)
O projeto Internet Segura é da responsabilidade de um consórcio coordenada pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Contribui para a promoção de uma utilização esclarecida e segurada internet junto dos estudantes do ensino básico e secundário..

Disponibiliza diversos recursos.

Escola sem bullying, Escola sem violência
(clique na imagem para aceder)