logotipo topo

Ementas - 2022/2023

EMENTAS

nAlteração de ementa - 1 de junho
    No decorrer das celebrações do dia mundial da criança, e à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, somos a         informar que a ementa de 1 de junho sofreu alterações.
    Mais informamos que a informação relativa a estas alterações já se encontra disponível para os encarregados de educação no             site da Câmara Municipal de Almada, em: https://www.cm-almada.pt/viver/educacao/refeitorios-escolares"

Consulte aqui as ementas para o período de interrupção da Páscoa - 3 a 14 de abril de 2023

Informação

Considerando que o desperdício alimentar é um problema mundial, com um impacto devastador ao nível ambiental, e que este constitui uma preocupação partilhada entre a Câmara Municipal de Almada e a empresa fornecedora de refeições escolares, informamos que no período de interrupções letivas - mudança de semestre e Carnaval -, as ementas das escolas poderão sofrer algumas alterações, de modo a permitir o escoamento dos produtos que se encontram em stock nas cozinhas, reduzindo o desperdício que ocorreria se esta situação não fosse acautelada.

Considerando ainda que o período da interrupção letiva do Carnaval, não permite a demolha e o descongelamento dos alimentos na véspera do dia de consumo, foi autorizada a  proposta de alteração de ementa para os dias 22 de fevereiro e 1 de março de 2023, de modo a serem confecionados pratos que não exijam preparação prévia, sem comprometer as boas práticas de segurança e higiene alimentar.

Face ao exposto, informamos do seguinte:

• No período de avaliação intercalar/mudança de semestre, poderão existir alterações nas ementas, de modo a permitir o escoamento dos produtos que se encontram em stock nas cozinhas. Estas alterações serão afixadas em cada um dos refeitórios escolares que se encontrem em funcionamento durante este período, em colaboração com a Coordenadora de Zona da ICA;

ü  No dia 22 de fevereiro de 2023, irá ser servido Esparguete à Bolonhesa (carne de vaca), enquanto que para a opção vegetariana será servido Bolonhesa de Feijão Vermelho c/ Esparguete, dada a impossibilidade de descongelar e demolhar previamente as carnes e o grão, respetivamente, previstos na ementa.

ü  O prato de abrótea, disponibilizado nas semanas 1 e 5, foi alterado para prato de pescada.

Solicitamos a colaboração, dos Diretores dos Agrupamentos e respetivos Coordenadores das Escolas, para que estas alterações sejam publicitadas de modo a garantir a segurança alimentar dos utentes dos refeitórios escolares.

Mais informamos que, as alterações acima mencionadas já se encontram disponíveis no site da Câmara Municipal de Almada, em: https://www.cm-almada.pt/viver/educacao/refeitorios-escolares

Acreditando no nosso melhor esclarecimento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.

Equipa dos Refeitórios Escolares

EMENTAS